segunda-feira, 10 de março de 2014

O Trenzinho do Caipira


Música e Teatro para crianças de todas as idades
No mês em que se comemora o dia nacional da música clássica, Passo Fundo recebe o espetáculo teatral “O Trenzinho do Caipira”, uma homenagem a Heitor Villa – Lobos, maestro e compositor e um dos maiores nomes da música erudita mundial e brasileira.

No palco, composição e arte para identificar o respeito à criança, à brasilidade, à amizade e à transformação. No espetáculo, sete personagens, de diferentes regiões do Brasil, recebem simultaneamente uma misteriosa carta de Villa-Lobos. A carta os convida para uma viagem de trem. Por obra do destino ou da escrita, eles se encontram na estação e constatam que o trem havia partido sem que pudessem embarcar a tempo. Esse fato provoca instabilidade e um questionamento individual sobre o sentido de estarem ali. O sentido da viagem, o sentido do trem. O sentido da própria vida. Ao se conhecerem, percebem as necessidades e os desejos comuns e decidem, então, construir o próprio trem.

O Trenzinho do Caipira” – Projeto Villa-Lobos Para Crianças de Todas as Idades - nasce do sonho de compartilhar com as crianças a importância e a beleza da música erudita. O espetáculo leva o mesmo nome da composição feita por Villa-Lobos em 1930, caracterizada por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. Vale a pena pegar esse trem quando ele passar na cidade. E fazer um linda viagem!

E além do espetáculo, a Cia do Abração de Curitiba também oferecerá uma oficina gratuita para o público infantil, a partir de técnicas teatrais lúdicas da Contação de Histórias e Animação de Objetos, presentes na prática do Teatro para Crianças da Companhia. A ideia é desenvolver a sensibilidade dos participantes, aflorando o espírito coletivo e lúcido da brincadeira usado como ferramenta para a construção da arte.


Realização: Cia. do Abração - Curitiba (PR).
Elenco: Blas Torres, Fabiana Ferreira, João Theotônio, Julia Bermudez, Kamila Ferrazzi e Simão Cunha.

Espetáculo “O Trenzinho do Caipira” da Cia do Abração - Curitiba
Data: 13 de março de 2014 (quinta-feira).
Horários: às 10h e às 15h (GRATUITO para alunos da rede pública de ensino, mediante agendamento), e às 20h, para público espontâneo, ingressos a R$10,00 e R$ 5,00 (meia).
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo - Av. Brasil, 30 - Centro - Passo Fundo - RS. Telefone: (54) 3313-4318.
Informações produção local: (54) 9932 1735 - Elisandra Assunção.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Oficina GRATUITA “A Arte de Brincar”:
Data: 14 de março (sexta-feira).
Horário: das 9h às 11h.
Público Alvo: crianças de 8 a 13 anos. 
Capacidade máxima: 20 pessoas (vinte)
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo - Av. Brasil, 30 - Centro - Passo Fundo - RS. Telefone: (54) 3313-4318
Informações produção local: (54) 9932 1735 - Elisandra Assunção.
Oficineiro: Simão Cunha - Graduado em artes cênicas, ator e arte-educador.
REFERÊNCIAS:
Produção Local: Elisandra Assunção
Produtora NÚCLEO RINDO À TOA
54 3317 1093 54 9932 1735

CIA. DO ABRAÇÃO (41) 3362 9438

VÍDEO CLIP DO ESPETÁCULO O TRENZINHO DO CAIPIRA

BLOG DO ESPETÁCULO O TRENZINHO DO CAIPIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário